Durante os dias 5 e 6 de janeiro, o regresso às aulas na Escola Secundária da Baixa da Banheira fica também marcado por mais uma edição do CIS Digital Camp. Ao longo destes dois dias, cerca de 50 alunos do ensino secundário e profissional vão perceber a influência que o digital tem nas suas vidas, como agir em situações onde se deparem com cyberbullying e também a verificar a informação que encontram online.
O CIS Digital Camp é um bootcamp intensivo que junta estudantes de todo o país para aprender sobre o mundo digital de forma prática, divertida e envolvente. Conta com workshops, atividades culturais, visitas a parceiros e dinâmicas de grupo, como pode ler-se no site deste projeto promovido pelo Centro Internet Segura. Esta é a quinta edição, num roteiro que contou com passagens por Portalegre, Lisboa, Santarém e Coimbra.
Antes de iniciar as atividades do dia e para dar as boas-vindas aos alunos, falaram o diretor da Escola Secundária da Baixa da Banheira, José Lourenço e o Administrador da Forum Estudante, Félix Pinéu.

Quem está no controlo? Tu ou...?
Numa atividade interativa e que leva à reflexão, a primeira atividade levou os estudantes a pensar a relação que têm com o telemóvel. Enquanto respondiam a questões como "já ficaram chateados por alguém não vos responder a uma mensagem?", "a primeira coisa que fazem de manhã quando acordam é verificar o telemóvel?" ou "já fizeram cyberbullying?", os participantes iam partilhando também as experiências que já tinham vivenciado.
Para dar seguimento a este processo, teve lugar o "Laboratório de Soluções: O que farias se...". Aqui, os 50 alunos foram divididos em grupos e cada qual tinha dee responder como lidaria com uma situação onde teria de ajudar alguém que estava a ser vítima de bullying.

Verificar os factos
A primeira atividade da tarde procurou transmitir aos participantes ferramentas sobre como podem conseguir identificar materiais de desinformação e fake news, tornando-os fact-checkers. A sessão conduzida pelo jornalista da Forum Estudante, José Piteira, focou-se numa discussão que tentou perceber os hábitos de consumo de informação dos estudantes, falar em exemplos concretos de informação falsa com que se podem cruzar no seu dia a dia e que ferramentas podem utilizar de maneira a conseguirem proteger-se destas práticas.
No final do workshop, os alunos puderam aplicar as suas aprendizagens, identificando vídeos que encontram nas redes sociais.

O dia concluiu com a oficina criativa "Cria. Causa. Muda", que contou novamente com a coordenação do Administrador da Forum Estudante, Félix Pinéu. Esta dinâmica levou a que os estudantes, em conjunto, criassem campanhas de sensibilização para o combate ao bullying.
Amanhã será mais um dia intenso de atividades, que contará com momentos a cargo do Centro Internet Segura (CIS) e da Associação Portuguesa de Proteção à Vítima (APAV).






